Direitos dos Trabalhadores – Origem

O dia do Trabalho é uma data comemorativa que se comemora em diversos países espalhados por todo o mundo, pois, foi uma conquista instituída com muito sufoco e muta luta. Por isso, no dia 1 de maio é comemorado um feriado nacional dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios em diversos estados Brasileiros.

Abaixo, você irá entender sobre a origem dessa data ser instituída como um feriado nacional no Brasil e em outros países. Além disso veja como quais foram as conquistas que fora realizada desde 1886 para cá.

Origem do dia do trabalho

Em tempos atrás os trabalhadores brasileiros passavam por inúmeras dificuldades em empresas, pois, não tinham nenhuma qualidade de trabalho com salários super baixos e uma carga horaria extremamente enorme.

Nessa época, o único que se beneficiava por terem trabalhadores exercendo os diversos cargos era as industrias e grandes empresas. Pelo fato das mesmas explorarem a mão de obra do trabalhador brasileiro.

Dia do trabalho

Com o passar dos tempos os trabalhadores começaram a fazer protestos para melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias, fazendo assim uma grande greve geral. O que deixou as grandes empresas sem funcionários, ficando assim então revoltada com os mesmos.

Foi em um protesto desse que incendiou uma fabrica e acabou matando 600 trabalhadores que se encontravam dentro dela. Esse foi o marco da historia do trabalhador pois foi a partir dai que vários países começaram a se sensibilizar e aderir a greve.

No Brasil não foi diferente, na época do presidente Getúlio Vargas, foi instituída o salário mínimo no qual é o mais baixo valor de salário que os empregadores podem legalmente pagar aos seus funcionários pelo tempo e esforço gastos na instituição. Sendo assim, com o intuito de suprir as necessidades básicas de uma família como:

  • Moradia;
  • Alimentação;
  • Saúde;
  • Vestuário educação;
  • Lazer.

Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Conquistas dos trabalhadores Brasileiros

Dia do trabalho

Depois que Getúlio Vargas instituiu a Lei do Salario minimo, os trabalhadores brasileiros vinharam a receber diversos benefícios e diretos como:

  • Jornada de Trabalho – No qual institui que o trabalhador que exerce a sua função permaneça no trabalho durante a horas estabelecidas pelo empregador seja ela de 8 horas diárias ou 44 horas semanais;
    13° Salário – Consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano;
  • Horas Extras – são aquelas trabalhadas além da jornada contratual de cada empregado. Assim, se a jornada for de 4, 6 ou 8 horas, todos as excedentes deverão ser pagas como extras;
  • Férias – Após um ano de trabalho, todo o trabalhador passa a ter direito a um período de até 30 dias para descanso e lazer, sem deixar de receber seu salário;
  • Vale-Transporte – É um benefício em que o empregador antecipa o valor gasto com transporte para que o trabalhador se desloque de sua residência para o local de trabalho e vice-versa.

E muito mais. Confira quais são os benefícios e direitos que você poderá ter ao trabalhar em uma empresa ou industira. Além disso veja com o seu empregador quais são os serviços que ele terá que oferecer exigidos por Lei.