Como chegar a bom em concursos de matemática

Como com qualquer coisa, começar a ser bom em concursos de matemática é basicamente sobre prática, e para colocar no tempo de prática, é preciso motivação. Se você não gosta de concursos de matemática, está tudo bem! Gaste seu tempo em outra coisa.

Se você está interessado em concursos de matemática, mas também em matemática em geral, trabalhe em qualquer assunto matemático que atenda seus olhos, mesmo que não apareçam em concursos de matemática.

Ler qualquer tipo de livro de matemática é bom para você e irá melhorar indiretamente suas habilidades de competição. (Física e habilidades de programação de computador também se espalham em matemática e vice-versa.)

Como estudar para concurso?

Se você decidiu que você realmente não quer trabalhar em concursos de matemática, aqui estão algumas sugestões sobre como melhorar. A maioria das dicas se aplicam a todos os concursos de matemática; até o final há algumas coisas específicas para as olimpíadas de matemática.

A mensagem principal é de mais problemas. Encontre cópias antigas do concurso pelo qual você está se preparando. Tente garantir que você tenha as soluções, não apenas os problemas e as respostas. Livros de velhos concursos de matemática (especialmente se você está falando sobre AMCs, AIMEs, Olimpíadas, ou Mandelbrot) definitivamente valem o dinheiro. Algumas outras fontes são ICTM e HMMT.

Certifique-se de que está trabalhando em problemas em um nível apropriado, caso contrário você não irá melhorar. Se você está obtendo quase todos os problemas que você tenta direito, você deve tentar problemas mais difíceis. Se você não está tendo nenhum dos problemas que você tenta, você deve tentar problemas mais fáceis. (Há uma exceção, porém: se você espera se qualificar para uma olimpíada, você deve trabalhar em problemas de olimpíadas, mesmo que você não consiga obter nenhum deles direito.

concursos

Faça o teste. Existem duas maneiras de fazer isso. Uma maneira é levá-lo em “condições de teste”, o que significa que você se espalha, resolva todos os problemas, não use uma calculadora, não olhe para as soluções, não peça ajuda, etc. Isso é uma coisa boa a fazer de vez em quando para ter uma idéia do seu gerenciamento de tempo e estimar o que é provável que você obtenha no teste real.

A outra maneira de fazê-lo, que provavelmente é a melhor coisa a fazer para a maioria dos seus esforços de estudo (especialmente no nível AIME e além), não é o tempo você mesmo (basta ter o máximo de tempo que você precisa) e apenas trabalhar em um problema até você ver como terminar. (Em outras palavras, você não precisa calcular a resposta real, apenas tenha certeza de que você sabe como fazê-lo).

Como trabalhar com concursos?

Em alguns casos, você pode querer trabalhar em concursos parciais. Digamos que você esteja trabalhando na AMC12. É um concurso de 25 perguntas e 75 minutos. Digamos que você tenha as primeiras 10 perguntas diretamente todas as vezes, e isso sempre leva 20 minutos. Então, você pode querer tentar começando no número 11 (e entregar-se 55 minutos, se você estiver temporariamente). Alguma quantidade de broca é boa, mas se você considerar uma certa classe de problemas fácil, não perfure sobre eles até o ponto de aborrecimento.

Você deve trabalhar nos problemas até ter resolvido ou ficar preso em todos eles. Sinta-se livre para tirar uma pausa de um problema para trabalhar em outro. A maioria dos alunos desistimos muito fácil, não deixe que seja você. E não apenas olhe para a página: use o seu know-how para resolver problemas. https://twitter.com/karine_roses/status/895744144966008832

Quais técnicas geralmente se aplicam a esse tipo de problema? Você já tentou todos? Você tentou olhar para uma versão mais simples do mesmo problema? Esse problema lembra algo? Certifique-se de que você tenha acabado as idéias antes de desistir. Você fez todas as observações interessantes que merecem ser feitas sobre o problema?